Arena Corinthians

04/09/2016

Cadê o Naming Rigths?

Um ano antes da Arena Corinthians estrear, a conversa sobre os Naming Rights do estádio já circulavam entre os torcedores nas redes sociais, a expectativa era grande de que uma multinacional pagasse caro para dar nome ao estádio que abriria a Copa do Mundo. De lá pra cá, o nome do estádio segue como Arena Corinthians, o ainda clube diz estar negociando mas a expectativa dos torcedores diminuiu bastante de que algum acordo será fechado.

Veja uma recapitulação de tudo o que já foi dito pelo clube a respeito do Naming Rights da Arena Corinthians:

12/04/2013 – Ivan Marques (ex-diretor de marketing): Na expectativa

“É natural que as conversas (com as empresas) aumentem no momento que as arenas vão ficando prontas e com a proximidade da Copa”, em 12 de abril de 2013.

12/03/2014 – Andrés Sanchez: “Estamos negociando”

“Ainda não concluímos nada, estamos negociando… É complicado por ser uma coisa nova para o Brasil, as empresas de fora têm receio. Mas enquanto não é comercializado o nome é Arena Corinthians, não Itaquerão”, em 12 de março de 2014.

09/05/2014 – Andrés Sanchez: “Espero fechar antes da Copa”

“Vou viajar para Dubai sábado. Estou negociando com algumas empresas. Espero fechar antes da Copa”, em 09 de maio de 2014.

04/12/2014 – Andrés Sanchez: “Não é por valor”

“Nem tudo o que se lê e se ouve é verdade. Os Naming Rights estão atrasados, mas não por valor. São questões como se vão falar o nome do estádio. É uma cultura nova para o Brasil esse negócio de arena, mas espero fechar o mais rápido possível”, em 04 de dezembro de 2014.

27/01/2015 – Mário Gobbi: “Assinei por duas vezes a autorização”

“Nós estivemos para fechar por duas vezes, eu assinei por duas vezes a autorização e não fechou. Faltaram coisas distintas (para fechar o acordo), uma era uma empresa de fora, e outra era uma empresa aqui do Brasil”, em 27 de janeiro de 2015.

07/05/2015 – Andrés Sanchez: “Questão de tempo”

“Quem sabe não anunciamos nos próximos dias ou meses? Tem duas ou três empresas negociando e o acordo é questão de tempo. Está atrasado pois não é qualquer empresa que pode pagar o que o Corinthians quer. Mas vamos fechar um acordo e o pontapé será muito bem dado”, em 7 de fevereiro de 2015.

23/04/2015 – Andrés Sanchez: “Eu acredito que nas próximas semanas fecha”

“Com três, quatro empresas aí, acredito eu que nas próximas semanas fecha. Estamos falando com as empresas, e tem uma bem adiantadas. Mas está atrasado há dois anos”, em 23 de abril de 2015.

04/05/2015 – Marcelo Passos (ex-diretor de Marketing): “Quem cuida é o Andrés”

“Quem cuida é o Andrés. O que o marketing está fazendo é abrir novas frentes para ele seguir negociando. O Andrés conhece muita gente do mercado e, inclusive, segue conversando com os interessados que ele próprio trouxe para a Arena. Ele que vai bater o martelo”, em 4 de maio de 2015.

08/05/2015 – Andrés Sanchez: “Ele é mentiroso”, sobre ex-diretor Ronaldo Ximenes

“Se ele (Ronaldo Ximenes) fosse mais competente no futebol, a gente tinha vendido os Naming Rights antes. Sim, estamos atrasados, todo mundo sabe, mas poderia ter ajudado”, em 8 de maio de 2015.

26/08/2015 – Roberto de Andrade: “Está caminhando”

“Está caminhando (o Naming Rights). A decisão não está nas minhas mãos, está nas mãos das empresas que estamos negociando. Não gosto de falar de valores porque cada negócio é um negócio. O que serve para um, não serve para outro. Cada negócio tem um formato”, em 26 de agosto de 2015.

27/08/2015 – Thiago de Rose (Gerente da Arena Corinthians): “A gente tenta inverter a lógica da negociação”

“Podemos ter 100 ações rolando ao mesmo tempo em um jogo, diversas coisinhas pontuais em todos os setores, todas as propriedades da Arena. Essas ações, quando você as combina, você consegue formar pacotes para vender para as empresas.”

“Falamos: ‘Nissan, você quer montar um pacote? Vamos fazer uma parceria, você tem R$ 2 milhões para investir por ano? ‘Ah, mas eu gostei dessa ideia do sector rights, o Norte poderia ser o setor Sentra, o Sul poderia ser outro… ’. ‘Pô, esse pacotão (sic) que você fez já deu R$ 10 milhões. Porque você não pega mais isso e aquilo e dá nome ao estádio? Então a gente tenta inverter a lógica da negociação, porque você nunca vai ter sucesso se você chegar para uma empresa e falar: ‘Ah, compra o Naming Rights porque você vai ter o nome do estádio, você vai ter uma placa na fachada’. As empresas não funcionam assim, não há como ter sucesso nisso”, em 27 de agosto de 2015.

10/11/2015 – Gustavo Herbetta (gerente de Marketing): “A ideia é que se concretize ainda esse ano”

“O Corinthians não tem nada acordado com a Emirates. A possibilidade é zero. O Corinthians está em negociação com outras empresas, tem um NDA (acordo de não divulgação) assinado e não pode entrar em maiores detalhes. A ideia é que se concretize ainda esse ano”, em 10 de novembro de 2015.

13/11/2015 – Andrés Sanchez: “Está quase fechado”

“Está quase fechado. Mas o torcedor pode ficar tranquilo, eu não vou dar prazo porque estamos quase dois anos e meio atrasados, é uma coisa muito grande, nova no Brasil, mas pode ter certeza que nos próximos dias vai fechar. Está bem adiantado e acredito eu que nas próximas semanas já fecha. Pode ser no jogo contra o São Paulo (dia 22), pode ser depois das finais da Copa do Brasil, e assim vamos indo”.

“Tem uma empresa que é um projeto de trabalho, de varejo e outra de petróleo. A de varejo pode envolver o sócio torcedor. A de petróleo ela quer saber dos eventos, quantos eventos pode fazer”, citou como exemplo e explicou que uma está mais perto de um acerto “uma empresa faltam 20%, a outra, 40%”, em 13 de novembro de 2015.

15/05/2016 – Andrés Sanchez: “Será anunciado nos próximos dias”

“O Naming Rights será anunciado nos próximos dias e o nome [do novo estádio] será escolhido em votação pelo torcedor. É um projeto inovador.”

“O Naming Rights está próximo, o presidente (Roberto de Andrade) nos próximos dias ou semanas vai anunciar uma grande festa na Arena. É um projeto inovador, acredito que outros clubes vão copiar porque será uma fonte de renda muito grande”, 15 de maio 2016.

04/08/2016 – Gustavo Herbetta (gerente de Marketing): “Estamos empenhados em fazer o máximo”

“O presidente Roberto de Andrade continua à frente das negociações. Estamos empenhados em fazer o máximo e o mais rápido possível, sem prometer prazos e gerar expectativas”, em 4 de agosto de 2016.

02/09/2016 – Roberto de Andrade: “Estamos trabalhando bastante”

“É um assunto que estamos trabalhando bastante. Ele está vivo. Quero que as pessoas entendam que não é simples. Os advogados estão conversando. Como é um contrato por 20 anos e com valores expressivos, você precisa se cercar de todas as garantias. Espero que em um breve espaço de tempo a gente consiga resolver”.

“Não posso dizer o segmento, mas é uma empresa brasileira. Não tem nada de internacional”, revelou o dirigente alvinegro. “Tem muita coisa que, às vezes, a outra parte não concorda com o que estamos exigindo. Não são valores. São garantias, porque em 20 anos muita coisa pode mudar. Uma vírgula muda tudo. Aí volta e começa um novo processo de avaliação”, em 2 de setembro de 2016.

03/09/2016 – Roberto de Andrade: “Ainda está rolando”

“A negociação que estava em curso alguns meses atrás não está de lado, não.Ainda está rolando. Temos que entender que é uma grande negociação, que envolve um longo período de tempo. Não se negocia um contrato de 20 anos em meia hora. Então temos que tomar todos os cuidados, pois não sabemos o futuro. Posso dizer que ela caminha, sim, mas realmente, numa velocidade muito menor do que vinha”, em 3 de setembro de 2016.

O fato é, que teremos que aguardar, mas também é fato, que quanto mais demorar, pior para o Corinthians, seja por sofrer para quitar a Arena, como também pela desvalorização do Naming Rights.

Já passou da hora da diretoria, que já mostrou que não tem capacidade de negociar essa propriedade, contratar uma agência especializada.

 



Sobre o Autor

Pablo
Coordenador de Suporte, Governador da República Popular do Corinthians e Louco pelo Timão!




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