Último jogo antes da parada para a Copa do Mundo, jogo na Arena Corinthians com casa (e que casa!) quase cheia! O Corinthians ainda buscando o primeiro gol e a primeira vitória na nova casa.
Começamos o jogo com certa dificuldade, mantivemos a posse de bola mas o time não encontrava espaços para armar as jogadas. No meio campo, Jadson tentava encontrar os companheiros, porém, a marcação carioca chegava forte.
Aos 24 do primeiro tempo, Jadson fez ótima jogada, bateu de fora da área e marcou um belo gol, o time ainda criou diversas oportunidades, mas sem conseguir ampliar o placar.
No segundo tempo, o Corinthians seguiu criando oportunidades, porém sem sucesso. A torcida empurrava o time, mas infelizmente, algumas organizadas, soltaram seus balões que caíram dentro gramado e fizeram o arbitro interromper o jogo por 2 vezes, creio que o maior prejudicado pelas paradas foi o nosso time, já que tínhamos o domínio do jogo.
Como criamos pelo menos 4 ou 5 chances claras de gol, mas não conseguimos marcar, o castigo veio aos 41 minutos do segundo tempo, quando após falha de Fábio Santos, o botinudo zagueiro Cléber, tentou afastar, mas fez contra.
Entendo que no jogo de hoje, que a responsabilidade pelo empate é 80% dos jogadores e apenas 20% culpa do técnico Mano Menezes, já que as chances criadas e desperdiçadas, não podem ser inseridas na conta do treinador.
As alterações de hoje, não fizer o time recuar, Luciano no lugar de Romarinho e Renato Augusto no lugar de Jadson, mantiveram o mesmo esquema, não recuaram o time. A entrada de Zé Paulo, no lugar de Petros, em teoria, deveria fazer o time pressionar ainda mais o adversário, com um meia atacante a mais, a bola deveria ficar em nossa posse.
Completamos 9 jogos, praticamente 1 terço do campeonato já se foi, como temos agora, 45 dias sem Corinthians, acho que podemos fazer um breve balanço desta primeira fase do Brasileirão, em 9 partidas, tivemos 4 vitórias, 4 empates e 1 derrota, conquistamos 16 pontos e estamos em 3º no campeonato, apesar da boa colocação, o futebol apresentado até aqui, não é dos melhores, em alguns jogos, mesmo não jogando tão mal, não conseguimos a vitória, em outros, vencemos quase que por milagre.
O fato é que precisamos melhorar e muito e acho bom a diretoria começar a se esforçar para trazer mais reforços, preferencialmente, para as laterais e a zaga, já que obviamente, não podemos confiar no zagueiro Cléber e nos laterais Fábio Santos e Fágner, que já há algum tempo, não conseguem acertar um cruzamento, além de estarem em péssima fase quando falamos da defesa.
Meus Conceitos:
Walter: Sem culpa no gol.
Fágner: Péssimo no apoio, muito fraco na marcação, oferece muito espaço para o adversário.
Gil: O único que se salva na defesa atual, merece um companheiro melhor.
Cléber: Botinudo e estabanado… se coloca mal e parece se desligar do jogo.
Fábio Santos: Fraco, é outro que dá espaço demais para o adversário, deixa a desejar no apoio ao ataque.
Ralf: Desde que passou a ser capitão, seu futebol caiu, precisa voltar a jogar o que já mostrou.
Bruno Henrique: Deixou Guilherme definitivamente no banco, um dos poucos que se salvou hoje, apesar de ter perdido um gol incrível.
Petros: Parece que sempre jogou no Corinthians, marca demais!
Zé Paulo: Entro mal, ainda teve uma oportunidade de marcar, mas bateu muito mal.
Jadson: Jogou muito no primeiro tempo. fez um golaço.
Renato Augusto: Perdeu boa chance e mais nada.
Romarinho: Dizem as más línguas, que teve uma recaída e parou de ir às reuniões do AA…
Luciano: Mais reclamou do que jogou, outro que perdeu boa chance.
Guerrero: Apanhou o jogo todo, caiu pelas laterais e teve boa movimentação.
Mano Menezes: Na minha opinião, sem culpa no resultado de hoje.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 BOTAFOGO
Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 1º de junho de 2014, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Público: 37.119 pagantes
Renda: R$ 2.616.819,50
Cartões amarelos: Ferreyra, Airton e Edilson (Botafogo)
Gols:
Corinthians: Jadson, aos 24 minutos do primeiro tempo
Botafogo: Edilson, aos 41 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Walter; Fagner, Cleber, Gil e Fábio Santos; Ralf, Bruno Henrique, Petros (Zé Paulo) e Jadson (Renato Augusto); Romarinho (Luciano) e Guerrero
Técnico: Mano Menezes
BOTAFOGO: Renan; Lucas (Daniel), Bolívar, André Bahia e Júnior César; Airton (Jorge Wagner) e Bolatti; Edilson, Zeballos e Wallyson (Gegê); Ferreyra
Técnico: Vagner Mancini