Em 1982, após dezoito anos de ditadura e décadas de mandonismo nos esportes, o Parque São Jorge, sede do Corinthians, respirou ares de liberdade. Uma experiência liderada por Sócrates, diversos outros jogadores e a diretoria do clube tornou-se a grande novidade futebolística do ano: a Democracia Corintiana.
Baseado nessa inspiração Democrata Rebelde do Doutor, em 2012, o cineasta francês Gilles Rof produziu um documentário inspirado no Doutor Sócrates e em mais 4 rebeldes do Futebol: Didier Drogba, Rachid Mekhloufi, Predrag Pasic e Carlos Caszely.
Cada jogador enfrentou as discordâncias políticas de sua época e trouxeram para o gramado suas posições políticas. Didier Drogba e a guerra civil na Costa do Marfim; Rachid Mekhloufi e independência da Argélia; Predrag Pasic e os conflitos na Iugoslávia; Carlos Caszely e o golpe de estado no Chile; Sócrates, a Democracia Corintiana e as Diretas Já.
Vale muito a pena conferir esse documentário, pela liderança política social que o Doutor Sócrates exerceu e mostrou ser possível um mundo futebolístico Democrata e que pode mudar a vida de milhões de pessoas apenas exercendo seu direito de cidadão.
* Este texto é uma colaboração do nosso amigo Edvaldo Cruz, obrigado! Outras colaborações serão sempre bem-vindas!