Recentemente falamos aqui sobre o lançamento do livro de fotos da conquista do bicampeonato. Passada a euforia do encontro com o fotógrafo e alguns jogadores, apontamos algumas reflexões sobre a beleza da obra:
O livro é um documento histórico apresentado a partir do resgate de três conquistas singulares: o Campeonato Mundial de 2000, o Campeonato Brasileiro de 2011 e a conquista da Libertadores em 2012 e talvez pela importância dos títulos apresentados na busca pela conquista do Mundial, todos os registros estejam em “preto e branco”.
Todas as outras cores aparecem na “aura” em que o mundial de clubes esteve envolvido, pelo olhar de Daniel Augusto Junior podemos, gradativamente ou não, observar a organização, o planejamento, as estratégias e os estudos que estão para além do futebol apresentado em campo.
Com o olhar do fotógrafo percebemos a raça, a cumplicidade, o sofrimento, as dificuldades, a expectativa, a religiosidade e a comemoração. Somos observadores e atores em um dos capítulos mais lindos da nossa História em imagens “que valem mais do que mil palavras” (e sentimentos?).
O que aparece sob as lentes é o Corinthians em toda a sua magnitude e também naquele detalhe que passa despercebido, mas que faz toda a diferença.
José Moura Gonçalves Filho pontua que “O olhar que se desperta em direção ao passado, divertindo-se e compenetrando-se nas imagens de um outro tempo, suscitadas nos materiais e nas obras que a memória impregnou, longe de constituir-se num impedimento nostálgico à história, instaura um desequilíbrio na relação com o presente, presente vivido e representado como progresso.” Sendo assim, olhar nosso passado recente nos faz mais vivos e confiantes em trabalhar para um futuro bom.
Indicamos a obra como uma forma de olhar o Corinthians de maneira ainda mais afetuosa e desejosa na continuidade de registros dessa História de Amor.
Em 16 de fevereiro teremos uma nova tarde de autógrafos:
Tarde de autógrafos do fotógrafo Daniel Augusto Jr.
Dia: 16 de fevereiro de 2013
Horário: 14h
Local: Memorial do Corinthians, localizado no Parque São Jorge
Endereço: Rua São Jorge, 777
Bairro: Tatuapé