23 Guerreiros

24/11/2012

侍 Paulinho 侍 23 Samurais 固執 Guerreiros Do Mundial 2012

 

侍 Paulinho 侍 Corinthians 侍 23 Samurais 固執
José Paulo (Paulinho) Bezerra Júnior
25 de julho, 1988
Começou no futsal da Portuguesa, onde passou para o campo e logo foi para o Audax. De lá, passagens inusitadas por clubes da Lituânia e Polônia. No retorno, chamou atenção do Bragantino, chegou ao Corinthians, virou ídolo, e hoje é titular da seleção brasileira.
texto: Alexandre Lozetti; vídeo: Sérgio Gandolphi, Cássio Barco e Diogo Venturelli; foto: Marcos Ribolli; arte: Carlos Lemos
Aos 24 anos, Paulinho é uma quase unanimidade do futebol brasileiro. Ídolo do Corinthians, convocado para a Seleção, cobiçado por gigantes europeus… Uma prova de que a decisão tomada em 2001 foi acertada. Na ocasião, ainda na Portuguesa, o adolescente teve de escolher entre o gramado e as quadras de futsal. Escolha óbvia? Nem tanto. Se dependesse apenas de sua preferência, hoje Paulinho poderia ser parceiro de Falcão no salão, ou então mais um entre tantos jovens que não têm sucesso e procuram outra profissão.
Uma das maiores esperanças da nação alvinegra de conquistar o Mundial, Paulinho só optou por jogar futebol de campo graças à visibilidade. Talvez impulsionado pelo exemplo do irmão Eric, dez anos mais velho, seu maior espelho na infância, que não pôde dar sequência à carreira porque não teve o mesmo suporte dos pais. Na época, a mãe ainda trabalhava e não podia rodar a cidade de ônibus com o filho a tiracolo, como fez com o caçula.
As dificuldades da infância não são o assunto preferido de Paulinho. Ele torna a expressão mais dura quando se lembra dos velhos tempos. Olha para o vazio e mexe sem parar na aliança de casado. José Paulo Bezerra Junior nasceu em São Paulo e foi criado no Parque Novo Mundo, na região do bairro de Vila Maria. Sempre nos braços do irmão, que depois virou chefe de segurança.



Sobre o Autor

Pablo
Coordenador de Suporte, Governador da República Popular do Corinthians e Louco pelo Timão!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.