do Blog do Silvinho: http://blogdosilvinho.wordpress.com/
14 de janeiro de 2000.
Maracanã, Rio de Janeiro.
O verdadeiro Recreio dos Bandeirantes.
Palco por onde já haviam desfilado mais de 70 mil do Bando de Loucos, em 1976.
Naquele dia, entraria em disputa a taça pela conquista do Primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela Fifa. Com esta resolução, a Fifa dava um recado: Daqui pra frente, esqueçam aqueles torneios cujo vencedor levava pra casa um carro japonês bacana.
O país sede não poderia ter sido outro. Os clubes foram divididos em duas sedes, uma no Rio de Janeiro e a outra em São Paulo.
Jogamos no nosso salão de festas contra o Raja Casablanca (vencemos por 2 a 0), Real Madrid (empatamos por 2 a 2) e por último o Al Nassr (vencemos por 2 a 0).
No Rio de Janeiro, a equipe vascaína enfrentou as equipes do South Melbourne, Manchester United e Necaxa. O Vasco tinha uma grande equipe.
Os cariocas já davam como certa a conquista do Mundial e os flamenguistas sofriam com as gozações naquele época. Afinal, o Flamengo possuia uma conquista quase semelhante. Mas o que valia a partir de então, era o Mundial de Clubes da Fifa.
Fomos para o Rio de Janeiro confiantes. O jogo foi nervoso, truncado, o Vasco desperdiçou grandes chances de gol e a partida foi para os penaltis. Tensão, nervosismo, penaltis perdidos, até que Edmundo sacramentou a nossa conquista. Que é reverenciada até hoje.
Onze anos se passaram e como acontece todos os dias, o corinthiano tem mais um bom motivo pra se sentir orgulhoso. Há 11 anos o Mundo conhecia seu primeiro clube Campeão Mundial.
Parabéns Torcida Fiel.